Presidente Prudente  

Bragança

Presidente Prudente

História de Presidente Prudente

 

Na metade do século XIX a área onde atualmente se localiza Presidente Prudente , situada entre os rios Paraná, Paranapanema e do Peixe, pode assim ser caracterizada: até então ocupada por caiuás, xavantes e caingangs, índios da nação guarani, o território era coberto por matas nas áreas de terra roxa e por campos em outros tipos de solos.
Os conflitos pela posse da terra, freqüentemente mineiros, foram atraídos depois da decadência das minas, deslocando-se e fixando-se na área, para a utilização das manchas de campos, apropriadas às suas atividades de criação.

A corrente migratória de Minas Gerais para São Paulo aumentou quando os mineiros passaram a fugir da convocação para as tropas que iriam lutar na Guerra do Paraguai, abrindo caminho para que esse movimento continuasse após o término da guerra.

O município de Presidente Prudente foi fundado em 14 de setembro de 1917, pelo Coronel Francisco de Paula Goulart. Depois de locada a estação foi marcada uma divisa com separação entre a fazenda e a cidade. Este traçado, hoje, a Avenida Washington Luiz que ficou como base do arruamento futuro da nova Vila.

catedral de Presidente Prudente

Depois disso o Coronel Goulart deu ordem a seus homens para que, no dia seguinte iniciasse a derrubada da mata e fizesse uma roça de milho. Enquanto o Coronel Goulart colonizava a área localizada à esquerda da Estrada de Ferro, no sentido de quem vem de São Paulo, o Coronel José Soares Marcondes cuidava da colonização da área à direita desta estrada.
Estes dois homens foram os responsáveis pelo desenvolvimento da região e pelo crescimento do que é atualmente Presidente Prudente. O município teve na década de 1920, a cultura cafeeira como atividade econômica mais importante, exercida por proprietários de terras, empreiteiras e colonos. Em 1927, foram estimados em 10 milhões o número de pés de café.

A produção do café, que aumentou na década seguinte, teve um rápido declínio posteriormente, causado principalmente pela falta d conservação dos solos, pelas geadas que esporadicamente dizimavam as lavouras, pela diminuição da exportação em virtude da crise do capitalismo, cujo referencial mais conhecido é o "crack" da bolsa de Nova York, e posteriormente pela concorrência exercida pelas produções de outros países da América Latina.

Na década de 1940, o núcleo urbano de Presidente Prudente, fundado para dar arrimo aos negócios da terra e à exploração agrícola, vai se constituindo num centro comercial, de beneficiamento de produtos agrícolas e de prestação de serviços para uma ampla área, conhecida como Alta Sorocabana, definindo cada vez mais claramente seu papel nodal na rede urbana regional.

O crescimento da população urbana, o desmembramento para a criação de outros municípios, a expansão da malha urbana e o início da verticalização, vão mudando as dimensões da cidade e do município nas décadas seguintes. Principalmente no que refere ao crescimento e ao papel regional da cidade, o fato urbano torna-se mais emergente, colocando as atividades agrícolas em segundo plano, invertendo a situação das décadas anteriores.


Copyright © 2006 - PresidentePrudente.net